quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Entrevista com Alice e Nancy Wexler no HDBuzz

Você conhece as irmãs Alice e Nancy Wexler? Elas são as responsáveis pela Hereditary Disease Foundation (HDF), fundada por seu pai, Milton, e cujo objetivo é buscar a cura de doenças genéticas através do apoio a pesquisas médicas. A fundação surgiu em 1968, depois que a família descobriu que a mãe de Alice e Nancy tinha a doença de Huntington.

Nancy é geneticista e foi a responsável por descobrir a localização do gene responsável pela DH, o que só foi possível quando uma equipe, liderada por ela, coletou amostras de pacientes venezualanos para pesquisas. Ela também ajudou na criação do teste genético que identifica portadores do gene da DH.

Alice é historiadora e já escreveu dois livros sobre sua relação com a doença de Huntington: Mapping Fate e The Woman Who Walked into the Sea. Os livros, em inglês e sem tradução para o português, podem ser encontrados em livrarias brasileiras e estrangeiras.

O site HDBuzz fez uma matéria sobre elas e entrevistou as irmãs Wexler. No texto, elas falam da HDF e sobre o que esperam para o futuro.

Abaixo, um pequeno trecho da matéria:


A HDF foi instrumental para trazer alguns dos grandes nomes para o campo da doença de Huntington, incluindo vários vencedores de prémios Nobel. Mas as irmãs concordam que atrair e apoiar jovens investigadores sempre foi o ponto-chave. “Esse foi um grande objectivo — encontrar jovens, pessoas que estavam a começar as suas carreiras, e fazer com que se interessassem pela doença de Huntington”, recorda Alice. O motivo do recrutamento de jovens investigadores vai para além da questão do número de anos que têm à sua frente — estão também ainda libertos de preconceitos e de noções pré-concebidas sobre o modo de abordar problemas.


Clique para ler o texto completo no HDBuzz (em português).

Clique aqui e conheça o site da Hereditary Disease Foundation.

Leia mais sobre Nancy Wexler (em inglês).

O texto do HDBuzz faz uma breve menção ao artista Woody Guthrie, do qual já falamos aqui.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. Para comentar, você pode se identificar ou se manter anônimo. Os comentários são moderados para evitar spam.